Texto: Matheus Rocha (Seop) / Fotos: Seop
O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Seop), está avançando com as obras de reconstrução e modernização do Estádio Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Pouco mais de um mês após a assinatura da ordem de serviço, pelo Governador Helder Barbalho, que autorizou o início das obras, equipes já atuam em diversas frentes de trabalho no local.
Atualmente as equipes estão atuando na execução de serviços preliminares, como a desmontagem e remoção de equipamentos e mobiliário. Além disso, também já foi iniciada a demolição das áreas que darão lugar ao novo setor de cadeiras e aos novos vestiários, além da demolição dos túneis.
De acordo com o titular da Seop, Ruy Cabral, estes são os serviços que darão início à obra de reconstrução do estádio. Além disso, o secretário também reforçou que a contratação de trabalhadores para a obra está sendo feita de maneira responsável, de acordo com a necessidade das empresas envolvidas na obra.
“Estamos com o efetivo encaminhado, trabalhando com diversas frentes de serviço abertas. Vamos seguir trabalhando de maneira responsável para garantir o cumprimento do cronograma da obra, sempre pensando na segurança, no conforto e na acessibilidade do nosso maior patrimônio, que é o torcedor paraense. Este é o nosso objetivo.” - Ruy Cabral.
De acordo com o secretário adjunto de obras da Seop, Arnaldo Dopazo, o objetivo é cumprir o cronograma existente. “Paralelo aos serviços preliminares, já em execução no estádio, também estamos trabalhando no desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, além da parte estrutural fundamental para a obra, como as instalações elétricas e sanitárias e de combate a incêndios”, declarou o secretário.
MANGUEIRÃO - A obra de reconstrução do Estádio Mangueirão terá um investimento superior a R$ 146 milhões e garantirá a completa reestruturação do estádio, incluindo a renovação geral da pintura, reforma geral de banheiros e bares, substituição dos assentos das arquibancadas, substituição do gramado e piso da pista de atletismo, ampliação das áreas de circulação e adequação dos espaços atendendo as normas atuais da CBF e CONMEBOL. O Estádio também terá sua capacidade ampliada para 53.645 espectadores. A expectativa é que a obra seja concluída até o final de 2022.