Por Ascom (Governo do Pará) | Fotos: (Ag. Pará)

 

"A unidade irá realizar consultas especializadas, exames de alta complexidade e atendimento a pessoas com autismo."

 

 

O Governo do Pará inaugura neste sábado (5), a Policlínica Carajás Miguel Chamon e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), em celebração aos 112 anos da cidade de Marabá, na Região de Integração Carajás. Construída por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a unidade de saúde terá capacidade para mais de 575 mil atendimentos anuais, com consultas especializadas, exames de alta complexidade e atendimento multiprofissional às pessoas com autismo.

Elisa Almeida, 27 anos, mora no município e comemora a inauguração da Policlínica. "Estou muito feliz com a chegada do novo espaço de saúde na nossa cidade. Teremos acesso a consultas, exames e profissionais capacitados no mesmo lugar, é uma conquista enorme para todos nós", explicou. 

Com uma infraestrutura moderna de 2.482,55 m², a Policlínica oferecerá mais de 30 especialidades médicas, além de procedimentos cirúrgicos e exames de alta complexidade que ajudam no diagnóstico de diversas doenças.

Anualmente estão previstas mais de 90 mil consultas médicas, 19 mil atendimentos multiprofissionais, 408 mil exames laboratoriais e de imagem, além de 4.700 cirurgias e a entrega de aparelhos auditivos para 360 pacientes. Além disso, o NATEA contribuirá com mais de 52 mil atendimentos anuais dentro deste total, com 11.400 consultas e mais de 41 mil assistências multiprofissionais.

Natea

O Natea em Marabá, vai oferecer um atendimento especializado para crianças, jovens e adultos, o espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e acessibilidade a todos. Os ambientes incluem salas de espera climatizadas, consultórios modernamente equipados e áreas destinadas a atividades terapêuticas e educativas, que buscam proporcionar um atendimento eficiente, acolhedor e de alto padrão na região de Carajás.

Amanda Carvalho, também moradora de Marabá, expressou sua satisfação com a chegada do NATEA à cidade. "Isso é um marco para nossa região e vai ajudar muitas famílias. Tenho vários amigos que já estão aguardando ansiosamente o início dos atendimentos no NATEA para seus filhos. Já passei na frente do prédio, parece ser moderno, vai fazer uma diferença enorme na vida das crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro autista. É emocionante ver essa conquista", afirmou Amanda.

Exames e consultas especializadas

A unidade do Governo do Pará, sob a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde abril deste ano, oferece à população uma ampla gama de especialidades médicas que inclui alergologia adulto e pediátrica anestesiologia cardiologia geral pediátrica e pré-operatória rápida dermatologia endocrinologia geral e pediátrica gastroenterologia geral e proctologia.

Moradores da região Carajás terão à disposição consultas de pediatria ginecologia, hematologia geral e pediátrica, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia geral e pediátrica, neurologia clínica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia. 

Além das consultas médicas, a unidade também se destaca pela oferta de exames avançados nas áreas de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Entre os principais serviços estão ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e outros procedimentos essenciais para diagnósticos precisos. A unidade realizará procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, proporcionando um atendimento eficiente para a região Carajás.

Texto: Roberta Paraense

Veja Também